06/02: Conteúdos estudados em 2011

Na aula de hoje a professora Ana Clara comentou conosco sobre os conteúdos que foram estudados no ano passado (2011) em História. Fizemos uma breve listagem destes conteúdos e discutimos um pouco sobre cada um deles.


1- Sistema Feudau: O rei tinha seu território e o dividia em partes. Ficava com a maior para si e distribuia as outras a Senhores Feudais de sua confiança, onde estes cuidavam desta porção de terra, que agora era sua propriedade. O rei as dava com a condição de que os Senhores Feudais tinham o dever de lhe fornecer tudo que lhe fosse necessário, como tropas, armas, e etc. O rei podia também ser considerado um Senhor Feudal, pois também administrava sua porção de terra, assim como os outros para os quais ele dividiu suas terras.


2- Relação entre Oriente e Ocidente - As viagens de Marco Pólo: Marco Pólo foi um importante mercador, embaixador e explorador. Nasceu em Veneza em 1254. Seu pai, Nicolau era um importante mercador que comerciava com o Oriente Médio, onde se tornou rico e alcançando muito prestígio. Marco Polo começou a demonstrar interesse pelas viagens quando ainda era adolescente. Ainda na adolescência fez sua primeira viagem à China junto com seu pai e seu tio. Muito bem recebidos pelo imperador Kublain Khan, ficaram vivendo na China por 17 anos. Neste tempo se tornou muito amigo do imperador e passou a ser o representante internacional do imperador chinês, passando assim a fazer muitas viagens pela Ásia e Europa. Muito tempo depois, em 1292, Marco Pólo, seu pai e seu tio começaram sua viagem de retorno a Veneza, sua cidade natal. Em 1298, Marco Pólo foi capturado pelos genoveses (que eram inimigos comerciais dos venezianos). Enquanto estava preso, ditou para um amigo que também estava preso um livro com suas experiências e aventuras chamado “As viagens de Marco Pólo”. Seu livro chegou a ser publicado na época e foi bastante lido, pois descrevia as riquezas, belezas e aspectos culturais dos povos asiáticos daquele período. Marco Pólo morreu em 1324, e até hoje, é considerado um dos maiores exploradores e aventureiros da história


3-  Cruzadas: As cruzadas foram guerras em nome da igreja, onde os cruzados (os que guerrilhavam nessas guerras) lutavam contra os infiéis (os que não fossem cristãos eram considerados os infiéis) para recuperar terras santas ocupadas por esses povos. Ocorreram um total de 9 cruzadas, mas a grande maioria foi fracassada.

4- Sociedade Feudal: A Sociedade Feudal era dividida em 3 classes, que eram:
   1ª Classe: Clero (igreja): padres, bispos, papa.
   2ª Classe: Nobreza: realeza, pequena nobreza, cavaleiros.
   3ª Classe: Trabalhadores: Burguesia, Trabalhadores Livres e Servos (camponeses)
   

Nobreza: Era a parte rica do sistema feudal, eram os senhores feudais, donos das terras e chefe dos servos que trabalhavam no feudo
Clero: É uma classe também muito importante no período, lá poderíamos encontrar os lideres religiosos, como por exemplo os padres.
Servos: Eram os trabalhadores braçais, os homens que faziam a colheita, plantio dos alimentos e os demais serviços para manter o castelo, o feudo com uma aparência agradável.

Postado por: Maria Carolina
8° ano A

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!