27/02: A opressão: Primavera Árabe

     Na aula do dia 27 de feveiro nós terminamos de discutir os aspectos culturais da Idade Média Média (nesta postagem) e começamos a usar nosso livro de história.
     O capítulo 1 do livro (As pessoas se organizam contra a opressão) discutimos sobre alguns países foram descobertos e colonizados, por meio das guerras, discussões, e mortes, como ocorreu na Eurásia em séculos passados, com os persas, mongóis e romanos, onde vários povos lutaram entre si para conquistar outras partes do continente, causando muitos conflitos.


     Discutimos então o significado de "opressão" e chegamos à conclusão que:
A opressão é a dominação e exploração, dos mais ricos sobre os mais pobres; de um povo contra outro povo; dos fortes contra os fracos e assim por diante.

     Como a opressão ocorre hoje em nossa sociedade:

  • A desigualdade no nível de educação:
As pessoas de classe média / alta tem acesso à uma educação de mais qualidade, enquanto o governo faz propragandas muitas vezes enganosas quanto ao ensino das escolas públicas.

     Um exemplo de opressão que está ocorrendo desde 2010 em nossa sociedade é a Primavera Árabe, onde vários movimentos populares estão derrubando líderes opressores em todo o mundo árabe.
     A Primavera Árabe começou com uma revolta de um jovem vendedor ambulante.
"Quando um jovem vendedor ambulante da Tunísia escolheu uma forma radical de protestar contra o confisco de suas mercadorias pela polícia, ateando fogo ao próprio corpo, ninguém poderia imaginar que seu gesto detonaria uma onda de protestos capaz de derrubar o ditador Zine el Abidin Ben Ali de seus 23 anos de reinado. Muito menos que essa onda se espalharia por vários países islâmicos do Oriente Médio e do Norte da África, no movimento que ficou conhecido como “Primavera Árabe”. Os protestos de rua derrubaram o ditador Egípcio, Hosni Mubarak. Mas a Primavera Árabe que espalhou esperanças democráticas em diversos países, no entanto, tornou-se também o estopim de uma série de conflitos, crises e graves problemas econômicos." 
                                       (Yahoo! Respostas)

     O mapa abaixo retirado do site Escola Globalizada mostra exatamente a situação dos países envolvidos na Primavera Árabe:
   

██ Países já com Revolução
██ Países com mudanças no governo
██ Países com conflito armado
██ Países com grandes protestos
██ Países com pequenos protestos

     Os ditadores já derrubados foram Hosni Mubarak (29 anos de ditadura, no Egito) e Zine El Abidine Ben Ali (23 anos no poder, na Tunísia). Os principais que estão na mira do "furacão" da Primavera Árabe são Muamar Kadaffi, já a 43 anos no poder da Líbia, Ali Abdallah Saleh, a 33 anos no poder do Iêmen e Bashar Assad, já a 11 anos no poder da Síria.
     Esperamos que a justiça seja feita e que estes povos sejam livres.



Postado por 
Maria Carolina

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!