Código de Leis na Idade Média

Pesquisando sobre o Código de Leis na Idade Média, fiz uma síntese de um texto encontrado no site Cidade Medieval, que segue abaixo:

     O povo medieval legislava elaborando as leis consuetudinárias. A lei consuetudinária registrava no papel os costumes criados por todas as categorias sociais na vida de todos os dias. Essas leis eram guardadas na mente dos populares. Os anciões eram seus guardiões mais zelosos.
     As leis consuetudinárias eram verdadeiros compêndios de sabedoria popular. Nem o rei, nem o nobre, nem os eclesiásticos podiam ir contra o costume, desde que não violasse a Lei de Deus e os demais costumes já existentes. 

     O que acontecia era que na vida quotidiana de povos que aspiravam à perfeição, o bom costume aceito pelo conjunto virava lei.
     Violar essas leis, ainda no periodo que não estavam transcritas, soava como gesto de insensato, e a
s leis podiam ser diferentes variando de feudo para feudo, sendo que se o herdeiro de um trono quisesse as modificar tinha este direito.
     Os Reis, quanto à estas leis apenas ordenavam que fossem escritas, reviam e corrigiam o que fosse injusto ou contrário à doutrina e à lei da Igreja e ao que lhes fosse cômodo. E a igreja era, no final, as mais beneficiadas pelas leis que eram impostas na idade média.

 

Postado por Maria Carolina
8° ano A

2 comentários

Obrigado pela visita!