01/06: O ciclo do ouro

     No dia 01/06 nós discutimos e anotamos conclusões gerais sobre o terceiro ciclo da economia colonial: o ciclo do ouro, que durou do século XVIII ao século XIX.


  - O ciclo do ouro foi consequência do movimento das "Entradas e Bandeiras" que acabaram por encontrar o tão sonhado ouro e as pedras preciosas em Minas Gerais e no Mato Grosso.
  - Com o ciclo do ouro houve o início do desenvolvimento urbano: surgiram as primeiras cidades (Mariana, Sabará, Ouro Preto, S. João Del Rei, Caeté, Diamantina entre outras). A maioria das primeiras cidades criadas estavam localizadas na região de Minas Gerais.
  - O ciclo do ouro foi o período de maior riqueza, desenvolvimento social, urbano e cultural da história do Brasil.


     Em meio ás discussões e as conclusões sobre o ciclo do ouro discutimos sobre a relação amorosa entre os índios (mais especificamente as índias) e os portugueses. Nos foi passado o nome de dois livros que contam esta história: "Iracema" e "O Guarani", todos de José de Alencar. Discutimos também a história da Chica da Silva, uma escrava que se casou com um português e passou a tratar mais mal os escravos que os próprios portugueses.

Francisca da Silva de Oliveira, ou simplesmente Chica da Silva, foi uma escrava, que foi alforriada. Viveu no Arraial do Tijuco, atual Diamantina, Minas Gerais, durante a segunda metade do século XVIII. Manteve durante mais de quinze anos uma união consensual estável com o rico contratador dos diamantes João Fernandes de Oliveira tendo com ele treze filhos. O fato de uma escrava alforriada ter atingido posição de destaque na sociedade local durante o apogeu da exploração de diamantes deu origem a diversos mitos. ( Wikipédia )

Postado por 
Maria Carolina

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!