11/06: Revisão para a prova - O ciclo do açúcar

     No dia 11/06 iniciamos a aula falando sobre a prova e a recuperação final da etapa, da qual apenas 4 alunos recuperaram.
     Depois foi pedido para ser explicado o ciclo do açúcar como uma pequena revisão para a nossa prova do dia 12/06. Então nos foi explicado e passado no quadro as seguintes informações:
     - O açúcar era um produto muito raro e caro na Europa;
     - O ciclo do açúcar fazia parte do sistema mercantilista, no comércio dos séculos XV ao XVI.


Como já foi postado aqui no blog nesta postagem, segue abaixo outras informações sobre o ciclo do açúcar:


     Os portugueses tinham somente, na época da colonização do Brasil, o mel de abelha como adoçante principal. Já era descoberta a açúcar, mas era preciso contornar toda a África para poder ir buscar açúcar na Ásia, e esta era uma viagem muito perigosa, já que ao passar pelo cabo das tormentas (no sul da África) quase nenhum barco conseguia voltar. Então, vendo que o clima do Brasil era parecido e propício para o cultivo da cana de açúcar começaram um processo de desocupação (desmatamento) do pau-brasil (que era a principal árvore encontrada aqui) para o cultivo da cana-de-açúcar. Foi um ciclo impactante pois acabou com quase todas as árvores de pau-brasil existentes no país para o cultivo da cana-de-açúcar.

( www )



Postado por 
Maria Carolina

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!