13/08: Fichamento sobre os escravos trazidos da África para o Brasil

Na aula do dia 13/08 a professora Rossana cedeu sua aula para terminarmos a prova de português, já que só o horário anterior não foi suficiente. Mas após o termino da prova nos foi passado um dever, que foi os exercícios das páginas 89/90 e o resumo dos textos das páginas 82 a 90, que seguem abaixo.


Parágrafo 1 - Ideia central:
     A chegada de escravos trazidos da África teve início nas primeiras décadas de colonização do Brasil.

Parágrafo 2 - Ideia central:
     Com o início da produção açucareira na colônia portuguesa, consolidou-se o uso da mão de obra escrava africana. A partir de 1549, o tráfico negreiro para Pernambuco e Bahia se intensificaram e em 1559 foi legalizado por D. Sebastião, que autorizava a captura de negros na África.

Parágrafo 3 - Ideia central:
     Estima-se que de 1551 a 1870 chegaram ao Brasil 10.247.500 escravos africanos.

Parágrafo 4 - Ideia central:
     Os africanos se envolveram ativamente no lucrativo comércio transatlântico. Portugal estabeleceu uma relação direta com os africanos, driblando o regime de exclusividade metropolitano.

Parágrafo 5 - Ideia central:
     O tráfico de escravos com a região do golfo do Benin era feito principalmente com Salvador, e esses trabalhadores eram tão importantes na economia baiana que no início do século XVII foi iniciada a construção de um forte para o depósito de escravos na região. Mais tarde, no fim daquele século e início do século XIX, quando o tráfego de escravos tornou-se ilegal, os traficantes baianos tiveram que se estabelecer de maneira mais efetiva para garantir esse comércio.


Parágrafo 6 - Ideia central:
     Foi assim que vários comerciantes baianos se estabeleceram naquela costa, sobretudo, na cidade de Uidá, como por exemplo, Francisco Félix de Souza.


Uma professora alemã que viveu no Brasil afirmou que os nomes de escravos vindos da África eram dados assim que escravizados, mas que também ocorriam no fim da escravidão quando eles eram libertos, no qual, ao participar da cerimônia de batismo de oito crianças filhas de escravas, as quais receberam nomes de origem portuguesa, como Messias, Angélica, César e Rute. 


( www )


Postado por 
Maria Carolina

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!