Formas de escravidão de tempos recentes

     Atualmente muitos dizem que não existe mais escravidão no mundo. Mas isso é errado dizer, já que ultimamente este ato cruel já não tem o mesmo sentido. Hoje em dia, a escravidão ocorre de maneira diferente. Não se trata mais de "comprar e vender pessoas", e sim de obrigá-las a exercer uma atividade contra sua vontade, muitas vezes, por causa de ameaças, agressões físicas e psicológicas entre outros. 

     Muitas empresas multi nacionais abrem fábricas e exploram pessoas em países onde a democracia do local é frágil. Exemplos disso são estas fábricas, que foram acusadas de trabalho forçado ou "escravo" pelo mundo:

     - A Siemens chegou a empregar 50 mil pessoas em regime de trabalho escravo, sendo que a maioria trabalhou forçadamente no setor de produção de armas.
     - O Deutsche Bank foi um dos financiadores da construção do campo de Auschwitz.
     - A Volkswagen, com cerca de 25 mil trabalhadores escravos, também produziu armas, inclusive o foguete V1.
     - A Degussa fundiu ouro roubado de vítimas do Holocausto e ajudou a produzir o gás Zyklon B, usado em câmaras de Auschwitz.
     - A BMW usou trabalhadores escravos na fabricação de motores para aviões.

     A grande maioria desses crimes foram cometidos durante a Segunda Guerra Mundial, onde pessoas judias (entre outras) eram obrigadas a trabalhar forçadamente em empresas multi-nacionais.
     Estes fatos já aconteceram, mas ainda hoje em dia, até aqui no Brasil, várias empresas e fábricas usam do trabalho escravo para conseguir seus lucros, o que é uma covardia.
     Embora a escravidão no Brasil tenha sido oficialmente extinta em 13 de maio de 1888, em 1995 o governo brasileiro reconheceu a existência de condições de trabalho análogas à escravidão no território nacional. Entre 1995 e 2005, 18 mil trabalhadores foram libertados por ações conjuntas do Ministério do Trabalho e Emprego e das polícias estaduais e federal. ( retirado da wikipédia )
     Recentemente, as autoridades chinesas libertaram 31 homens que trabalhavam em regime de escravidão numa fábrica de tijolos no interior do país. Oito deles encontravam-se tão traumatizados que apenas se recordavam do seu nome.
     De acordo com um site britânico, os homens eram obrigados a trabalhar 20 horas seguidas sem receberem qualquer tipo de pagamento e eram alimentados a pão e água.
     Em vez de receberem salário, foram obrigados a trabalhar das 5 da manhã à 1 da madrugada. Muitos deles vestiam as mesmas roupas há um ano, eram impedidos de se lavarem ou de fazerem a barba.
     Há relatos de que um dos escravos foi assassinado a marteladas por não trabalhar com a rapidez desejada.
     No Brasil existem trabalhos forçados principalmente nas fábricas que fazem produtos com cana-de-açúcar no interior do país. Muitas fábricas já foram pegas, mas, com certeza, ainda existem milhares de pessoas sofrendo com este tipo de exploração, que certamente ainda vai existir por muitos e muitos anos.



Referências bibliográficas
Informações, imagens e idéias foram retiradas dos seguintes sites:
Brasil Escola - Trabalho escravo na atualidade ( www )
Scribd - A escravidão nos dias atuais ( www )
Wikipédia - Escravidão moderna ( www )
Multiply Alex Martins 1956 - China: escravos chineses libertados {notícia} ( www )


Postado por 
Maria Carolina

7 comentários

  1. é bom saber que tem sites que aguda a divulgar esse tipos de informações pois essas pessoas que vivem nessa situação acham que não tem ningém para apoia-las

    ResponderExcluir
  2. bom saber que certas pessoas colaboram com o planeta e com o proximo

    ResponderExcluir
  3. A escravidão é vergonhosa, porém, a pior escravidão é a do medo de fugir de qualquer situação em que se vive obrigada a suportar qualquer tipo de situação para dar satisfação à sociedade e seus esteriótipos.Até os mais inteligentes e intelectuais não fogem a ela.

    ResponderExcluir
  4. Ok, não nenhum problema na linguagem escrita acima.

    ResponderExcluir
  5. NICK:BOLACHAOUBISCOITO=VLW MUITO <3 <3

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!